O troféu da bola de ouro é um prêmio anual entregue pela FIFA ao jogador de futebol considerado como o melhor do mundo no ano anterior. Em 2014, a lista de candidatos foi bem diversa e incluiu alguns nomes conhecidos do público.

No topo da lista estava o craque português, Cristiano Ronaldo. O jogador do Real Madrid vinha de uma temporada de arrepiar, na qual havia ajudado o seu clube a vencer a Liga dos Campeões da Europa e conquistado o título de artilheiro da competição. Além disso, ele também levou Portugal à Copa do Mundo, aonde ele teve uma performance surpreendente, mesmo com a equipe não tendo alcançado uma boa colocação.

Outro atleta que chegou perto do troféu de melhor jogador do mundo em 2014 foi o argentino Lionel Messi. Ele já havia ganhado o prêmio quatro vezes seguidas e era o grande favorito da mídia e dos fãs do futebol. No entanto, naquele ano, ele não obteve uma temporada tão brilhante como a de Ronaldo. Messi sofreu com lesões e sua equipe, o Barcelona, não conquistou nenhum título expressivo na temporada.

O terceiro candidato a bola de ouro em 2014 foi o goleiro alemão Manuel Neuer. Ele ajudou a sua seleção a vencer a Copa do Mundo no Brasil, na qual ele foi uma das figuras mais importantes. Neuer foi classificado como o melhor goleiro do mundo naquela temporada e recebeu muitos elogios da crítica esportiva.

Outros jogadores que também merecem menções honrosas são o holandês Arjen Robben, o brasileiro Neymar e o francês Franck Ribéry. Robben e Neymar tiveram temporadas fantásticas no Bayern de Munique e no Barcelona, respectivamente. Ribéry, por sua vez, havia levado o Bayern ao título da Liga dos Campeões em 2013 e fez uma temporada regular em 2014.

Mas, afinal, quem merecia a bola de ouro em 2014? Para muitos especialistas, a resposta é óbvia: Cristiano Ronaldo. Ele teve uma temporada incrível, foi o melhor jogador da final da Liga dos Campeões e ajudou Portugal a ter uma excelente campanha na Copa do Mundo. Ronaldo também foi o artilheiro da Liga Espanhola em 2014 e liderou o Real Madrid a vencer a competição.

Por outro lado, há quem defenda a escolha de Manuel Neuer como melhor jogador do mundo em 2014. Ele foi fundamental para a conquista da Copa do Mundo pela Alemanha e teve uma temporada excepcional no Bayern de Munique.

Em última análise, escolher o melhor jogador do mundo é algo subjetivo. No entanto, é inegável que os candidatos a bola de ouro em 2014 eram jogadores de classe mundial e mereciam estar na disputa. Cristiano Ronaldo acabou levando o troféu da bola de ouro naquele ano, mas todos os outros jogadores deixaram suas marcas no mundo do futebol.